Central de Penas Alternativas faz ação de conscientização no trânsito

Chegou o Carnaval, época em que a alegria e a folia tomam as ruas das cidades. Visando garantir uma festividade segura, a Central de Alternativas Penais (Ceapa) realizou, na manhã desta sexta-feira (1), uma ação de panfletagem do Projeto “Trânsito Seguro: Uma alternativa consciente”.

Desenvolvido pela equipe de Planejamento e Desenvolvimento e Projetos Psicossociais, em conjunto com vários órgãos, entre eles o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran), o Projeto busca auxiliar de forma direta no cumprimento das penas e medidas alternativas relacionadas a infração de trânsito.

A ação aconteceu em frente à sede da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), e contou com a participação dos cumpridores de medidas alternativas que cometeram infrações de trânsito e que atualmente prestam serviço a comunidade.

A proposta foi transformar os participantes do projeto em disseminadores de ações educativas para o não cometimento de crimes de trânsito, contribuindo para uma sociedade mais segura. Segundo a Psicóloga da Ceapa, Emmanuelle Melo, o objetivo da ação é  conscientizar a população sobre a necessidade de curtir as festividades carnavalescas com segurança.

“Com a proximidade do carnaval, resolvemos realizar uma ação de conscientização no trânsito, como já havia sido planejado em nosso projeto sobre Trânsito Seguro, pois boa parte dos cumpridores que chegam aqui na Central cometeu crimes deste tipo, então a ação tem um intuito educativo e preventivo” ressaltou.

Abraão Vanderlei, motorista que passava no local, comentou sobre o evento. “Este momento é muito importante para todos nós, para que tenhamos consciência que carnaval é brincar, é respeito e, principalmente, respeito à Lei do Trânsito”, afirmou Abraão. A previsão é que a Ceapa promova novas ações durante todo ano dentro do projeto “Trânsito Seguro: Uma alternativa consciente”.

Ascom – 01/03/2019